Para apresentar este tema durante as XV Jornadas Internacionais de Protocolo, que vão decorrer no próximo dia 24 de novembro,  a APorEP orgulha-se de contar com dois grandes nomes do mundo do protocolo internacional: Jean Paul Wijers e Bengt-Arne Hulleman, que já foram oradores em Jornadas anteriores.

Jean-Paul Wijers
Jean-Paul Wijers

Jean-Paul Wijers é diretor executivo da Protocolbureau. que criou em 1996 e do  Institute of Strategic Relationship Management.

Licenciado pela Hotelschool The Hague, trabalhou para a Casa Real holandesa, de 2001 a 2009, como adjunto de cerimonial em casamentos, funerais de Estado e outras cerimónias.

Foi precursor na criação de uma pós-graduação sobre Gestão de Relações Estratégicas para a Hotelschool The Hague e, através da Protocolbureau, continua a colaborar na organização de numerosos eventos oficiais e privados, assegurando também a organização de Masterclasses de Protocolo Moderno em diversos países.

É autor de Protocol to Manage Relationships Today: Modern Relationship Management Based Upon Traditional Values and Managing Authentic Relationships; Facing New Challenges in a Changing Context, publicados pela Amsterdam University Press em 2020 and 2019.

Bengt-Arne Hulleman, licenciado pela Hotelschool The Hague, com um mestrado da Erasmus University, começou a sua carreira no Protocolo da Casa real holandesa como assistente do Grão Mestre e do Mestre de Cerimónias de S.M. a Rainha Beatriz dos Países Baixos. Trabalhou na organização de diversas cerimónias reais e de Estado, como casamentos e batizados reais, funerais e muitas visitas de Estado, entre 2002-2008.

Foi chefe de protocolo no ICC – Tribunal Penal Internacional de Haia (2010-2019), uma organização internacional com mais de 120 Estados-membros. Foi responsável pelo protocolo da Cerimónia de inauguração das instalações permanentes (2016) em que estiveram presentes o Rei dos Países Baixos, o SG das Nações Unidas Ban Ki-moon e muitos outros dignitários; pela organização de diversos eventos comemorativos do Estatuto de Roma que criou o ICC (2018), com a presença de diversos chefes de Estado, Presidentes de Parlamentos e delegações ministeriais de Estados membros.

Co-autor de The Hague, International City of Peace and Justice: A Relational Network Brand (2011) e de Protocol to Manage Relationships Today (2020).

Bengt-Arne Hulleman
Bengt-Arne Hulleman
#