A APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo organizou no dia 20 de Novembro em Cascais as VIII Jornadas Internacionais de Protocolo, o único encontro internacional que se realiza em Portugal tendo como tema central o Protocolo, discutido, ano após ano, nas suas múltiplas vertentes.
Tal como no ano anterior, as Jornadas decorreram no Auditório do Centro Cultural de Cascais, A sessão de abertura foi presidida pelo Presidente da Assembleia Geral da APEP Prof. Doutor Manuel de Almeida Ribeiro.
Seguiu-se a Conferência Inaugural proferida pelo Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa que abordou de forma magistral o tema “O Protocolo nas Relações Internacionais”.
A intervenção deste ilustre professor catedrático e proeminente figura do universo do direito e da política foi considerada por todos os participantes como o ponto alto das Jornadas da APEP.
Depois de uma fotografia de família e de uma pausa para café, teve lugar uma mesa redonda que abordou o tema “O Protocolo e a Comunicação Multicultural”.
A mesa foi moderada por Eduardo Guedes de Oliveira, Presidente da “APCE – Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa”, e nela participaram Pedro Rodrigues da “Desafio Global Ativism”, o Comandante. Fernando Braz de Oliveira, CEO da “FBO-Sharing Consultoria”, Maria Teresa Otero, Diretora da Revista “Laurea” (Espanha) e a cerimonialista Fátima Ziegler (Brasil).
Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas demonstrando o vivo interesse do público pelo tema.
Após o almoço, constituiu-se-nova mesa redonda, desta vez dedicada ao tema “A marca da cidade nos eventos internacionais”.
Esta mesa foi moderada por João Fernandes Luís do “Ministério da Administração Interna” e teve a participação de Manuel de Novaes Cabral, Presidente do “Instituto do Vinho do Douro e do Porto”, de Miguel Macedo da “Câmara Municipal de Matosinhos” e de Alfredo Rodriguez, professor da “Universidade Camilo José Cela” e diretor do “ISPE Instituto Superior de Protocolo e Eventos” (Espanha).
A conferência de encerramento foi proferida por Isabel Amaral, Presidente da APEP, à qual se seguiu a sessão de encerramento a cargo do Embaixador Manuel Côrte-Real do “Ministério dos Negócios Estrangeiros” e de Teresa Byrne da “Presidência da República Portuguesa”.
A APEP orgulha-se de ter podido contar uma vez mais com a presença de profissionais nacionais e internacionais, provenientes de instituições públicas e privadas, empresariais e académicas, que conseguiram manter o interesse da assistência de mais de uma centena de participantes ao longo de todo o dia, gerando uma troca e partilha de conhecimentos sólida e diversificada durante as várias sessões.
A APEP congratula-se também com da grande adesão de público e reitera os agradecimentos a todos os participantes, oradores, moderadores, patrocinadores e apoiantes, com especial destaque para a equipa que tornou possível a realização destas VIII Jornadas: Isabel Amaral, coordenadora cientifica, Margarida Araújo, coordenadora executiva, Cristina Fernandes, como mestre-de-cerimónias, José Maria Pacheco de Oliveira e Francisco Toscano na logística, Jorge Godinho no “backoffice” e Isabel Godinho no Secretariado
(Margarida Araujo com Jorge e Isabel Godinho, a equipa que organizou estas Jornadas)
(Cristina Fernandes responsável pelo protocolo e mestre de cerimónias)