Isabel Amaral foi convidada pela TVI 24 para falar sobre o cerimonial da entronização dos novos Reis dos Países Baixos. Para quem se interessa por protocolo,o assentamento dos convidados na cerimónia de investidura suscitou algumas dúvidas que tentaremos esclarecer aqui.
O importante em qualquer evento é estabelecer um critério de ordenação dos convidados para depois poder fazer os diversos assentamentos. Dentro de cada espaço podem definir-se zonas ou «ilhas» e, dentro dessas ilhas, aplicam-se os critérios de ordenação que tiverem sido definidos.
Por exemplo, nesta fotografia, que documenta a “ilha” de Casas Reais na Nieue Kerk, vemos na primeira fila, no primeiro lugar, o Príncipe Alberto do Mónaco por ser o único chefe de Estado estrangeiro presente, dando a direita à mulher do chefe de Estado de Marrocos, que por sua vez dá a direita à mulher do Sheik do Qatar, que dá a direita ao representante do Imperador do Japão.
Seguem-se todos os príncipes herdeiros ordenados pela antiguidade em funções do chefe de Estado que eles representam. E assim temos os príncipes herdeiros da Tailândia (1946), do Reino Unido (1952) e do Brunei (1967). A segunda fila começa com os príncipes da Dinamarca (1972), Suécia (1973), Espanha (1975), Lichtenstein (1989), Noruega (1991), Bélgica (1993), etc.
O mesmo critério fora aplicado na mesa do jantar que ainda foi presidido pela rainha Beatriz na véspera da abdicação. Nesta fotografia podemos observar na cabeceira da mesa a Rainha, que presidia ao centro, dando a direita ao príncipe herdeiro e a esquerda ao Primeiro ministro Holandês. Respeitou-se a «lei do descanso matrimonial» e para ordenar os convidados foi dada a primeira precedência ao único chefe de Estado presente, o Príncipe Alberto do Mónaco e a segunda à Mulher do Rei de Marrocos.
Da esquerda para a direita: Princesa do Brunei, Príncipe da Tailândia, Duquesa de Cornualha, Príncipe imperial do Japão, Princesa Lalla Salma de Marrocos, Príncipe Guilherme Alexandre, Rainha Beatriz, Primeiro Ministro holandês, Princesa Máxima, Príncipe Alberto do Mónaco, Princesa da Tailândia, Príncipe Carlos de Inglaterra, Princesa da Dinamarca, Príncipe do Brunei.
Quando se estabelece um critério, é muito fácil ordenar todas as individualidades e proceder ao respectivo.