Hoje vamos revelar as sínteses biográficas de alguns do oradores que vão usar da palavra durante a primeira parte das IX Jornadas Internacionais de Protocolo, na manhã do próximo dia 18 de Novembro.

b8ffb38d73d9277c344d7b29c82af561Na Sessão de Abertura das IX Jornadas Internacionais de Protocolo, co-presidida pela Presidente da Aporep, Mestre Isabel Amaral e pelo Director do Centro de História, Professor Doutor Hermenegildo Fernandes, Sua Excelência o Embaixador do Reino dos Países Baixos em Portugal fará uma intervenção focada na sua anterior experiência como Director de Protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros holandês.

O Embaixador Govert Bijl de Vroe é licenciado em História pela Universidade de Laiden, sendo funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos desde 1988. Ao longo da sua carreira diplomática, esteve colocado nas embaixadas holandesas de Seoul, Estocolmo e Berlim.

Entre 2011 e 2014 desempenhou funções de Director de Protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

É Embaixador dos Países Baixos acreditado em Portugal desde Setembro de 2014.

9663b3c8d755f7cf765124a1fc017574A conferência de abertura subordinada ao tema “Rituais académicos em Portugal”, será proferida pelo Professor Doutor Armando Luís de Carvalho Homem. Investigador, autor de inúmeros trabalhos, e estudioso da historiografia portuguesa dos sécs. XIX-XX é considerado o maior especialista em tradições académicas, sendo autor da obra de referência «O traje dos lentes: memória para a História da veste dos universitários portugueses (séculos XIX-XX)», .

Doutor em Letras/História da Idade Média, com agregação em História é docente de História Medieval da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Professor Catedrático nessa Universidade, além de ter sido Professor Catedrático convidado da UAL – Universidade Autónoma de Lisboa e Director do Departamento de História e do Departamento de Ciências Humanas desta Universidade.

É membro da “Commission Internationale de Diplomatique”, da “Associação Portuguesa de História Económica e Social”, da “Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais”, do “Centro de Estudos de População, Economia e Sociedade”, do “Instituto de História do Direito e do Pensamento Político” e do “Instituto Jurídico Interdisciplinar”, bem como colaborador não integrado do Centro de Estudos de História Religiosa (Universidade Católica Portuguesa).

7fd42f77d3d540923c2ed3a7adbb4e10Apoiante desde a primeira hora da organização destas jornadas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Professora Doutora Ana Maria Homem Leal de Faria terá a seu cargo a moderação da primeira mesa-redonda da manhã, subordinada ao tema “História do Protocolo”, que contará igualmente com intervenções da mestranda Sónia Borges e dos mestres João Camilo Costa e Nuno Castro Luís. Professora auxiliar com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutorada em História Moderna/Relações Internacionais, é investigadora em História das Relações Internacionais e Diplomacia. Autora de inúmeras publicações de que destacamos a obra «Arquitectos da Paz. A Diplomacia Portuguesa de 1640 a 1815», foi, ao longo da sua carreira universitária, agraciada com diversos prémios.

8785abd21ceaac4642759e95b8562689A Professora Doutora Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga será responsável por moderar a segunda mesa-redonda da manhã nas IX Jornadas Internacionais de Protocolo, um espaço dedicado ao tema “O Protocolo como ciência social”. Doutora em História com especialidade em História Económica e Social (séculos XV-XVIII), pela Universidade Nova de Lisboa, é agregada pela Universidade de Lisboa, leccionando na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1990. Foi professora visitante na Universidade Federal Fluminense (Brasil) de Agosto a Dezembro de 2009, na Università di Catania (Itália), em Julho de 2011, e na Universidade Federal da Uberlândia (Brasil), em Novembro de 2013. É professora dos Programas Socrates-Erasmus, Erasmus e, actualmente, Erasmus Plus, na Università degli Studi della Tusci (Viterbo-Itália), desde 2007 e na Universidad de León (Leon-Espanha), desde 2010.

54fc055d8f1c972ad9a222bd12aad6acEsta mesa-redonda conta com as intervenções da Professora Doutora Dolores del Mar Sánchez e da doutoranda Júlia Korobchenko. A Professora Doutora Dolores del Mar Sánchez González é professora titular da Faculdade de Direito da UNED em Espanha sendo responsável por um Mestrado em Protocolo, entre diversos outros programas. Investigadora no âmbito da Comunicação, Protocolo e Relações Institucionais, bem como história do Cerimonial e Protocolo, a Professora Doutora Dolores del Mar Sánchez detém um percurso profissional sólido, assente na docência e na formação em diversas instituições públicas e privadas. Colabora, também, com frequência, com os meios de comunicação social espanhóis.Autora do livro «Fundamentos del ceremonial y del protocolo» é Académica Correspondente da “Real Academia de Jurisprudência e Legislação” e Membro do “Instituto Internacional de História do Direito Indiano”, bem como do “Instituto de História da Intolerância”, além de Presidente e Fundadora da “Sociedade de Estudos Institucionais” e directora da revista de “Estudos Institucionais”.

#

Deixe um comentário