Impossibilitado de estar presente nas XVIII JIP, o Presidente da República enviou uma mensagem de apreço e reconhecimento pela iniciativa da APorEP. Esta mensagem foi lida na cerimónia de abertura, seguindo-se o discurso da presidente da Associação, Dr.ª Isabel Névoa Tavares, e a intervenção do Chefe do Protocolo de Estado, Embaixador Jorge Silva Lopes.
MENSAGEM DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
PARA AS XVIII JORNADAS INTERNACIONAIS DE PROTOCOLO
Lisboa, 7 de novembro de 2023
Caros participantes das XVIII Jornadas Internacionais de Protocolo,
Começo por agradecer à APorEP, Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, o convite endereçado para estar presente neste importante evento, ao qual apenas compromissos inadiáveis da minha agenda me impossibilitam de corresponder afirmativamente.
Lisboa acolhe, neste dia, especialistas nacionais e internacionais que, numa jornada única, debatem e aprofundam a importante temática do Protocolo, trabalho que, estou certo, com entusiasmo, produzirá resultados profícuos para todos os que se debruçarem sobre matéria tão central e relevante.
Por vezes negligenciada, frequentemente pouco notada, a atividade protocolar assume capital importância na relação entre instituições, sejam Chefes de Estado, Orgãos de Soberania, diferentes entidades políticas ou administrativas, privadas ou públicas. É através da sua boa condução que, não raras vezes, depende a bem-sucedida conclusão de um evento ou ação.
É na atenção ao mais ínfimo detalhe, na aturada revisitação das precedências protocolares e na rápida reação a qualquer constrangimento de última hora, que se assume a diferença entre uma cerimónia devidamente bem organizada ou uma formalidade condenada ao fracasso.
O vosso trabalho aqui hoje reveste-se assim de renovado mérito por abordar as múltiplas vertentes em que a arte protocolar se desdobra.
Reitero assim os votos de maior sucesso para os trabalhos das XVIII Jornadas Internacionais de Protocolo, bem como à Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, e exorto todos os presentes para que maximizem a concretização prática das conclusões dos trabalhos que hoje aqui têm lugar, uma vez que nesse envidar de esforços, teremos seguramente um conhecimento mais aprofundado sobre Protocolo e muito do que é a nossa boa imagem coletiva, nos mais variados níveis de administração, também sairá, seguramente, beneficiada.
Muito obrigado.