O livro Protocol to Manage Relationships Today, publicado pela Amsterdam University Press, será lançado no dia 10 de Novembro de 2020, com a presença online dos cinco autores: Jean Paul Wijers e Bengt-Arne Hulleman, da Holanda, Isabel Amaral de Portugal e Diana Mather e William Hanson do Reino Unido.
O livro “Protocol to Manage Relationships Today” apresenta uma visão inovadora do valor do protocolo no século XXI. O protocolo foi sempre um instrumento para otimizar relacionamentos, maximizando a atenção prestada às pessoas e sistematizado por uma logística própria. O protocolo permite a encenação do encontro pessoal. Num mundo onde a atenção pessoal é um valor raro e a tecnologia um facilitador de regras e procedimentos, o protocolo ganha valor porque o tempo que dispensamos a alguém é uma dádiva preciosa.
O livro descreve como a aplicação correta do protocolo contemporâneo contribui para construir relações fortes, por exemplo, entre o monarca holandês e o presidente português.
Mas não se trata apenas do protocolo oficial. Neste livro, o especialista holandês em moda e estilo de vida Maik de Boer explica o valor do protocolo no mundo da moda, descrevendo o protocolo do famoso clube de techno de Berlim, Berghain.
O livro não apresenta o protocolo como um sistema rígido de regras, mas como um método flexível. O protocolo no século XXI precisa de equilibrar a tradição e a modernidade. Se as regras do protocolo forem aplicadas com rigidez, o evento será muito formal e desconfortável para alguns. Se aplicarmos as regras de modo descontraído e sem um foco não resulta bem. Mas pior é ignorar a tradição e as regras porque pode gerar-se o caos. Além disso, se houver excesso de simbolismo, as pessoas podem considerar ridículo, mas se o evento não tiver simbolismo não seremos capazes de reconhecer a narrativa nem de entender porque estamos a participar nesse evento.
Mais informação aqui.