Realizaram-se no dia 22 de Novembro passado as VI Jornadas Internacionais de Protocolo, subordinadas ao tema “O protocolo e os eventos em tempos de crise” organizadas por esta Associação, que tiveram lugar na Culturgest, em Lisboa.

Perante uma plateia atenta e participativa de mais de 100 interessados, muitos dos quais nos acompanham desde a 1ª edição, os trabalhos decorreram ao longo do dia, destacando-se o estrito cumprimento dos horários.

As boas-vindas às VI Jornadas Internacionais de Protocolo foram proferidas pela Senhora Dr.ª Isabel Amaral, Presidente da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESTUDOS DE PROTOCOLO.

70a2acf65f1fccbed3cb79cfe0a77056Assistiu-se, seguidamente, à 1ª Mesa de Trabalho, dedicada ao tema “A importância do Protocolo no mundo actual”, salientando-se a apresentação surpresa do Embaixador da Noruega, Senhor Ove Thorsheim, que falou sobre as características do Protocolo numa monarquia igualitária. Seguiu-se-lhe a Presidente da OICP, Senhora Professora Doutora Maria Teresa Otero que, com a sua vasta experiência de professora universitária, falou sobre o estado actual do Protocolo enquanto matéria de estudo, terminando este painel com a apresentação do sócio honorário da APEP, Senhor Embaixador Manuel Côrte-Real, antigo Chefe do Protocolo do Estado, que procedeu a uma apresentação sobre a importância do protocolo como expressão da democracia, exemplificando com eventos ocorridos ao longo da história de Portugal nas últimas décadas.

f841512b93bfadf511a36d3db562f97bRetomados os trabalhos, assistiu-se à 2ª Mesa de Trabalho, subordinada ao tema “Como transformar a crise em oportunidade“, moderada pelo Senhor Coronel Adriano Firmino, do Exército Português, com uma primeira intervenção designada “Portugal – uma solução para eventos multinacionais“, pelo Senhor Comandante Fernando Braz de Oliveira, da Marinha Portuguesa que, com a vivacidade que o caracteriza, demonstrou as inúmeras potencialidades de Portugal no que concerne a realização de diversos eventos, e uma segunda intervenção sobre “As redes sociais como instrumento para potenciar os eventos do século XXI“, pelo Senhor Doutor Ricardo Mena, empresário e docente universitário, que com enorme mestria abordou um tema tão actual e útil.

11add689c21e8ec7910924d894fd0e05A sessão da tarde, com o painel sobre o tema: “Evolução do ensino profissional e superior de protocolo no mundo”, foi moderada pela nossa associada Senhora Dr.ª Isabel Névoa Tavares, contando com as intervenções da Senhora Dr.ª Gloria Campos, directora geral do Instituo Superior de Protocolo y Eventos, da Senhora Dr.ª Maria Esther Regueiro, directora da Universidade Menendez-Pelayo, da Senhora D. Edvalda Bonfim, cerimonialista e docente de protocolo, e da Senhora Dr.ª Isabel Amaral, Presidente da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESTUDOS DE PROTOCOLO.

Note-se que as convidadas estrangeiras apresentaram um estudo aprofundado sobre o actual estado do ensino superiror do protocolo e da gestão de eventos na Europa, em Espanha e no Brasil, tendo a Dr.ª Isabel Amaral abordado, como conclusão deste Painel, a situação do ensino superior e profissional no nosso país.

Lamentou que depois de uma grande oferta de cursos na primeira década do século XXI (alguns sem grande qualidade), este ano a oferta seja tão reduzida neste domínio. Considerou que apenas vão sobreviver as empresas ou instituições que ofereçam cursos certificados com formadores qualificados.

Congratulou-se com o aparecimento de cada vez mais livros no domínio do protocolo, lançando o desafio a todos os presentes para que, nos tempos difíceis que se vivem no sector, aproveitem para fazer mais investigação e para a partilhar, publicando os resultados destes estudos.

Terminou a sua intervenção, declarando que «o protocolo é uma disciplina que merece estudo, uma profissão que merece respeito e um negócio que merece sucesso». Seguiu-se um vivo debate com a participação de professores, estudantes e profissionais do sector que enchiam a sala da Culturgest em Lisboa.

30d13cee4ce66fb5b227d618b75a2e71A palestra de encerramento designada “A organização de eventos e o protocolo”, que a todos encantou, foi proferida por D. Carlos Fuente, Director do Instituto Universitário de Protocolo da Universidade Camilo José Cela que, com recurso à apresentação de inúmeros eventos, apresentou as actuais tendências deste mercado que, não obstante a crise, continua em expansão.

As jornadas foram noticia em Portugal e Espanha. Confira a reportagem da revista Event Point aqui. Na Revista de Protocolo.com saiu um artigo sobre as jornadas e no blog de Carlos Fuente do ISPE saiu uma crónica sobre a importância deste tipo de encontros de protocolo para liderar o futuro que pode ler aqui

A Direcção da APEP congratula-se com os excelentes resultados obtidos e reitera os agradecimentos a todos os participantes, oradores, moderadores, patrocinadores e apoiantes.

#

Deixe um comentário