Como vem sendo tradição desde a sua constituição, a Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo organiza novamente em Novembro as Jornadas Internacionais de Protocolo. Esta será a IX edição e depois de duas passagens pro Cascais, regressamos a Lisboa. Este ano as Jornadas realizam-se, no próximo dia 18 de Novembro, no Auditório III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dedicadas ao tema “Nos 200 anos do Congresso de Viena, do Cerimonial Diplomático ao Protocolo Contemporâneo”.
A Sessão de Abertura contará com as intervenções da Presidente da APOREP, Mestre Isabel Amaral, e do Professor Doutor Hermenegildo Fernandes, bem como de um Embaixador estrangeiro, ainda por confirmar. A conferência de abertura designa-se “Rituais Académicos em Portugal” e será apresentada pelo Professor Doutor Armando Luís Carvalho Homem (Universidade do Porto).
A “História do Protocolo” é o assunto em debate na mesa redonda moderada pela Professora Doutora Ana Leal de Faria (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), com intervenção de três investigadores. Encerra os trabalhos da manhã a Professora Doutora Dolores del Mar Sanchez (UNED, Espanha) com uma apresentação sobre “O Protocolo como ciência social”.
Após almoço na Reitoria da Universidade de Lisboa, haverá uma mesa redonda, dedicada ao tema “Protocolo contemporâneo”, moderada pela Presidente da APorEP, com a intervenção de quatro profissionais de diferentes meios: “O Protocolo de uma autarquia”, a cargo de Maria do Carmo Rosa, Chefe da Divisão de Protocolo e Organização de Eventos da Câmara Municipal de Lisboa; “O Protocolo empresarial” a cargo de Carmo Jardim, Responsável de Relações Governamentais e Institucionais da Volkswagen Autoeuropa; “O serviço de Protocolo de um ministério”, a cargo de João Luís, Chefe da Divisão de Informação e Relações Públicas do Ministério da Administração Interna.
A Conferência de Encerramento está a cargo da Professora Doutora Luísa Leal de Faria (Universidade Católica Portuguesa) e versa sobre “Rituais académicos numa dimensão internacional”.
Na Sessão de encerramento intervêm o Embaixador Manuel Côrte-Real e o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
A realização destas Jornadas tem como público-alvo estudantes, investigadores e profissionais de Gabinetes de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, de instituições públicas e organizações privadas, bem como profissionais de Organização de Eventos e Protocolo, sempre tendo em vista a optimização e dinamização da profissão de Técnico de Protocolo e Organização de Eventos em Portugal, bem como a permanente actualização de conhecimentos, para melhor fazer face a um mercado cada vez mais exigente.
Em breve disponibilizaremos aqui a ficha de inscrição mas guarde esta data na sua agenda!