Realizou-se em Madrid, entre 23 e 25 de Abril, o I Congresso Internacional “El Protocolo Contemporâneo: desde el Congreso de Viena hasta la actualidade (1814-2014)”, em simultâneo com as VIII Jornadas sobre Protocolo “Protocolo y Diplomacia”, organizado pela UNED – Universidade Nacional de Ensino à Distância, sob coordenação científica da Professora Doutora Dolores del Mar Sánchez.
No âmbito do seu processo de internacionalização e acompanhamento do que de melhor vai acontecendo no universo do Protocolo e Cerimonial, a APOREP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo participou activamente neste Congresso.
A Presidente, Mestre Isabel Amaral, foi a única oradora estrangeira convidada tendo apresentado, com grande sucesso, uma palestra sobre “Diplomacia e Protocolo – da ascensão à queda” e no final recebeu inúmeras felicitações. Esta apresentação, fruto de detalhada investigação, evocou diversos episódios desde os tempos da «diplomacia dançante» até aos nossos dias, com o objetivo de provar que o aparente declínio do protocolo no século XXI obriga a repensar os seus rituais mas não põe em causa a sua necessidade como instrumento da diplomacia.
Isabel Amaral defendeu que o protocolo que rege as relações internacionais continua a ser-lhes indispensável e que sem ele seria impossível assegurar o quadro de normalidade em que essas relações se devem processar, no respeito pelo princípio da igualdade dos Estados. Sustentou ainda que a defesa desse princípio constitui, para os pequenos e médios países, pelo menos, uma das principais finalidades do protocolo e que tanto basta para reconhecer a sua importância e para lhe assegurar uma longa vida.
Também a Vogal da Direcção, Mestre Cristina Fernandes, realizou uma apresentação intitulada “Protocolo: analisando a etimologia, interpretando os sentidos e definindo o conceito”, fruto de uma investigação, cujo objectivo é a apresentação de informação que, observada e interpretada, permita teorizar sobre o conceito de Protocolo e, consequentemente, de Cerimonial e Etiqueta, teorizações adequadas à realidade actual, tendo por base as teorias já existentes. Nesse sentido, procedeu inicialmente a uma análise etimológica e histórica das palavras Protocolo, Cerimonial e Etiqueta, na medida em que são indissociáveis, análise esta que, interpretada, gera possibilidades de clarificação do conceito. A necessidade de analisar os três termos em simultâneo advém dos mesmos serem indiscriminadamente tidos como sinónimos. Com a realização deste estudo aspira-se a trazer uma contribuição científica sobre o tema protocolo enquanto ferramenta de comunicação.
A Secretária da Mesa da Assembleia Geral da APOREP, Dra. Isabel Névoa, apresentou uma comunicação no âmbito do Protocolo Universitário, intitulado “Protocolo Universitário – raízes e rituais”, abordando este tema e a sua utilização nas cerimónias universitárias. De facto, o cerimonial universitário utilizado nas cerimónias das universidades em Portugal e Espanha, bem como noutros países de cultura ocidental, vai buscar as suas raízes à Idade Média e ao Protocolo Religioso, quer nos seus ritos quer nos trajes dos seus intervenientes. O Protocolo Universitário tem vindo a ser adaptado à evolução dos tempos e à influência dos espaços onde se realizam as cerimónias académicas. Esta apresentação visou, igualmente, abordar os conceitos de antiguidade e hierarquia nas precedências numa cerimónia universitária.
O associado Professor Doutor Artur Filipe dos Santos apresentou um estudo sobre “Comunicação e Protocolo na Organização das Nações Unidas. O património mundial da UNESCO como instrumento diplomático entre nações”. Além disso, contámos com a presença sempre interessada e atenta da nossa associada Dra. Fernanda Mendes António como congressista.
Destaca-se o altíssimo nível de qualidade que dominou todo o Congresso, com diversas apresentações sobre inúmeros temas, todas revelando detalhadas investigações e cuidadosas apresentações. No final de cada sessão houve lugar para debates diversos e muito animados entre os oradores e os cerca de 300 congressistas vindos de vários cantos de Espanha, Portugal, Israel, Alemanha, França, Paraguai e México.
A APOREP congratula-se pela digna representação de Portugal num evento internacional desta natureza e felicita a Professora Doutora Dolores del Mar Sánchez e a UNED pelo êxito alcançado e pelos resultados obtidos.
Todas as apresentações foram gravadas em vídeo de forma a estarem acessíveis para todos os alunos da UNED-Universidade Nacional de Ensino à Distância, espalhados pelo mundo inteiro e podem ser vistas aqui.