Nas V Jornadas, que este ano terão um formato diferente, de modo a permitir maior intervenção do público, a primeira Mesa de trabalho subordinada ao tema “Protocolo como afirmação de poder” será moderado por Angélica Jorge. Licenciada em História, tendo exercido cargos de chefia na Administração Pública, é desde 2008 Directora de Serviços de Documentação e Relações Públicas da Secretaria – Geral do Ministério da Administração Interna. Paralelamente, tem desenvolvido alguns projectos nas áreas do Protocolo e de Organização de Eventos, nomeadamente coordenado a organização de exposições no âmbito cultural, promovidas pelo Ministério da Administração Interna.
Para além dos oradores já apresentados em noticias anteriores, participa também nesta Mesa de trabalho, Manuel de Novaes Cabral. Licenciado em Direito e pós-graduado em Estudos Europeus (dominante económica) pela Universidade Católica Portuguesa, Porto, é doutorando pela Universidade da Corunha. Foi Chefe do Gabinete do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, Adjunto do Presidente da Comissão de Coordenação da Região do Norte e Chefe do Projecto do Eixo Prioritário 3 da Intervenção Operacional Regional ON-Operação Norte. É Professor Auxiliar convidado da Universidade Lusófona do Porto, exerceu funções de Docente na Universidade Fernando Pessoa, foi Secretário-Geral da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas, Presidente da Associação Bienal da Prata, Director-Adjunto do Jornal “O Primeiro de Janeiro”, assessor da Fundação de Serralves e autarca na Assembleia de Freguesia de Nevogilde, Porto, eleito em 1993 e 1997. Actualmente é Director Municipal dos Serviços da Presidência da Câmara Municipal do Porto desde 20 de Maio de 2003.
À tarde, a segunda Mesa, sob o tema “Inovação em Eventos” é moderada por Ricardo Fernandes Mena. Docente no Ensino Superior na área de Comunicação Estratégica e Doutorando em Comunicação de Empresas na Universidade de Vigo/Espanha é responsável pela área de brand consulting na mm+a, uma das empresas patrocinadoras das V Jornadas Internacionais de Protocolo.