Como é sabido, decorreu em 02 de Abril último, em Londres, a cimeira do G-20.

Na véspera, a Rainha Isabel II ofereceu uma recepção aos chefes das delegações presentes e, como é usual, foi feita uma fotografia com todos os participantes.

Eis a fotografia que foi feita no dia 01 de Abril, no Palácio de Buckingham:

980-09%20cimeira%20g%2020
Primeira fila, da esquerda para a direita: Lee Myung-Bak (Coreia do Sul), Nicolas Sarkozy (França), Abdullah bin Abdul Aziz al-Saud (Arábia Saudita), Hu Jintao (China), Gordon Brown (Reino Unido), Rainha Isabel II (Inglaterra), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Susilo Bambang Yudhoyono (Indonésia), Felipe Calderón (México), Cristina Kirchner (Argentina) e Dmitry Medvedev (Rússia).
Segunda fila, da esquerda para a direita: Kevin Rudd (Austrália), Stephen Harper (Canadá), Angela Merkel (Alemanha), Jose Luis Rodriguez Zapatero (Espanha), Jan Peter Balkenende (Países Baixos), Kgalema Motlanthe (África do Sul), Barack Obama (Estados Unidos da América), Recep Tayyip Erdogan (Turquia), Manmohan Singh (Índia), José Manuel Durão Barroso (Presidente da Comissão Europeia) e Meles Zenawi (Etiópia).
Terceira fila, da esquerda para a direita: Dominique Strauss-Kahn (Fundo Monetário Internacional), Ban Ki-moon (Secretário-geral da Organização das Nações Unidas), Pascal Lamy (Organização Mundial do Comércio), Abhisit Vejjajiva (Tailândia), Taro Aso (Japão), Silvio Berlusconi (Itália), Mirek Topolanek (República Tcheca), Mario Draghi (Fórum para a Estabilidade Financeira) e Robert Zoellick (Banco Mundial).

É interessante verificar que as precedências parecem ter sido cumpridas, apenas, na primeira fila: a Rainha Isabel II preside, dando a direita ao seu Primeiro-Ministro e a esquerda ao chefe de Estado que está em funções há mais tempo (o Presidente do Brasil). À direita de Gordon Brown senta-se o Presidente da República Popular da China e à esquerda de Luiz Inácio Lula da Silva está o presidente da Indonésia. A disposição dos restantes chefes de Estado que tiveram lugar na primeira fila obedece ao ordenamento alternado, dispondo-se sucessivamente à direita e à esquerda dos presentes já mencionados, por ordem de antiguidade da sua entrada em funções.

Na segunda fila, a presidência parece ter sido dada ao Presidente da África do Sul, que dá a direita ao primeiro-ministro holandês e a esquerda ao presidente dos Estados Unidos da América; talvez tenha sido decidido não sentar Barak Obama, o mais recente de todos os chefes de Estado presentes, na extremidade da primeira fila; porém, ao ter sido remetido para a segunda fila, deveria ter ocupado o lugar à direita do Presidente da África do Sul, uma vez que parece que o critério seguido foi o de ordenar primeiro chefes de Estado, depois primeiros-ministros e, por fim, os presidentes das organizações internacionais representadas, sempre pela ordem decrescente da respectiva antiguidade. Parece ser, todavia, que, como na primeira fila se começaram a ordenar os chefes de Estado pela esquerda da Rainha, na segunda fila terá sido seguido o mesmo critério: left is right and right is wrong

A título de curiosidade, indica-se a precedência dos Chefes de Estado retratados e a data da respectiva entrada em funções:

01. Inglaterra, 1952

02. Brasil, Janeiro de 2003

03. China, Março de 2003

04. Indonésia, Outubro de 2004

05. Arábia Saudita, Agosto de 2005

06. México, Dezembro de 2006

07. França, Maio de 2007

08. Argentina, Dezembro de 2007

09. Coreia do Sul, Fevereiro de 2008

10. Rússia, Maio de 2008

11. África do Sul, Setembro de 2008

12. Estados Unidos da América, Janeiro de 2009

#

Deixe um comentário