Durante o congresso da OICP (Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo), que decorreu em Roma entre 21 e 23 de Novembro, Isabel Amaral, presidente da APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, participou no painel América e Europa: protocolo e relações intercontinentais, no dia 22 de Novembro. A sua intervenção, em que estabeleceu uma comparação entre o protocolo português e o cerimonial brasileiro, foi vivamente aplaudida.
No dia 23 de Novembro, após o encerramento do Congresso, foi assinado pelos presidentes de todas as organizações nacionais de protocolo o Código Deontológico da Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo para os profissionais de protocolo.
No dia seguinte, 24 de Novembro, realizou-se a Assembleia-Geral da OICP, em que o Coronel Jorge Daniel Salvati foi eleito presidente desta organização. O Coronel Jorge Daniel Salvati é presidente da APCRA (Asociación de Profesionales del Ceremonial de la Republica Argentina) e é, também, associado da APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo.
Na mesma reunião, foram eleitos cinco vice-presidentes: Manuela Suárez Pinilla, Eliane Ubillús, Herminio González, Emilian Manciur e Isabel Amaral, presidente da APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo.
Eliane Ubillús e Herminio González, dois dos novos vice-presidentes da OICP, também são sócios da APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo.