Cristina Fernandes, membro da Direcção e fundadora da Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, acaba de publicar um livro sobre protocolo empresarial, editado pela Universidade Católica Editora.
Intitulado “Manual de Protocolo Empresarial” e dividido em cinco partes, tem como objectivo constituir um instrumento de consulta e resolução de questões que geram dúvidas a todos aqueles que se movem no universo organizacional.
Na Parte I, Cristina Fernandes clarifica os conceitos de Protocolo, Cerimonial e Etiqueta, aborda a importante questão dos símbolos Nacionais, designadamente a colocação de bandeiras, bem como o tema central em protocolo – as precedências.
Na parte II, são detalhadas as questões que, tanto na comunicação verbal como na escrita, geram dúvidas protocolares, nomeadamente os tratamentos honoríficos.
A Parte III é totalmente dedicada à aplicação do Protocolo enquanto instrumento de comunicação em eventos, detalhando diversos aspectos, como por exemplo a escrita de um convite e a aplicação das técnicas Protocolares em reuniões e refeições, explicando, entre outros assuntos, a organização de presidências e a localização de convidados em diversos cenários.
A Parte IV é integralmente dedicada às questões da imagem pessoal, abordando pormenores de apresentação visual, bem como diferenciando os vários trajes de etiqueta.
A Parte V descreve comportamentos adequados e lista boas práticas a promover em contexto profissional.
Refira-se que este “Manual de Protocolo Empresarial” é o mais actual que existe no mercado nacional, abordando temas maioritariamente direccionados para o contexto organizacional não-oficial, com o intuito de consistir num instrumento de consulta para todos aqueles que, integrando o universo empresarial, consideram importante transmitir uma imagem adequada e positiva de si próprios e das organizações que representam.