A Presidente da APEP-Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, Drª Isabel Amaral, foi uma das convidadas do programa Especial Informação sobre o Casamento Real, na TVI24 e TVI Internacional. Outro dos convidados foi o Embaixador Manuel Côrte-Real, sócio honorário da nossa Associação, tendo ambos contribuído para elucidar os telespectadores sobre a importância ou o significado dos diversos momentos protocolares deste acontecimento histórico.
O programa foi dirigido por José Carlos Araújo e ao longo de toda a manhã sucederam-se as explicações sobre os pormenores da organização da cerimónia na Abadia de Westminster, sobre a distribuição dos principais convidados e sobre os trajes formais.
Nos seus comentários, Isabel Amaral falou sobre o protocolo como «liturgia do poder», sobre a «importância das tele-cerimónias para aproximar a multissecular monarquia britânica dos seus súbditos» e sobre os diversos elementos de modernidade introduzidos neste casamento por escolha pessoal dos noivos.
Apesar de não ser um casamento de Estado, por os noivos não serem nem monarcas nem os herdeiros do trono, foi uma cerimónia espectacular em que a tradição e a novidade, o cenário majestoso e a modernidade da decoração, o rigor do protocolo e a beleza da música, contribuíram para despertar interesse em todo o mundo, tendo sido vista por milhões de pessoas.
Todas as cerimónias deveriam ser encenadas como um espectáculo e esta foi perfeita por ter sido ensaiada até ao mínimo detalhe. Os únicos erros a apontar foram faltas de bom gosto ou de bom senso da parte de alguns convidados que se apresentaram vestidos de formas pouco ortodoxas. O futebolista Beckham cometeu o erro protocolar de ostentar uma condecoração no fraque e nem reparou que mais nenhum homem vestido à civil tinha condecorações por só deverem ser exibidas com o traje de gala, ou seja a casaca.
Agradecemos as muitas mensagens que recebemos dos nossos associados, que se congratularam pelo reconhecimento do trabalho dos profissionais de protocolo que a escolha de convidados da TVI24. demonstrou.