A 2ª mesa das VI Jornadas Internacionais de Protocolo intitula-se «Como transformar a crise em oportunidade» e conta com dois oradores portugueses de grande qualidade, o Comandante Fernando Braz de Oliveira e o Prof. Doutor Ricardo Mena.
Fernando Braz de Oliveira apresentará o tema “Portugal – uma solução para eventos internacionais“. É Comandante da Marinha Portuguesa, licenciado pela Escola Naval. Foi responsável pelas Relações Públicas da Força Naval permanente da NATO, Assessor do Ministro de Estado e da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Porta-voz do Ministro da Defesa Nacional e responsável pelas Relações Públicas e Porta-voz da Marinha..
Em 2007 foi nomeado representante Nacional no Comité de Diplomacia Pública na NATO em Bruxelas cargo que exerceu até 2011. É docente em diversas instituições nacionais e internacionais, nas áreas de Comunicação de eventos, Marketing e comunicação, Gestão de eventos, Gestão de crises e ligação aos Órgãos de Comunicação Social, Protocolo Militar, e Relações Públicas.
Ricardo Fernandes Mena apresentará o tema “As redes sociais como instrumento para potenciar os eventos do século XXI”. Controlar algo que é incontrolável será o focus desta intervenção sobre a comunicação 2.0 e os eventos corporativos.Ricardo Mena é Doutorado em Comunicação Empresarial pela Universidade de Vigo,.coordenador e Professor Adjunto da Licenciatura em Marketing do ISVOUGA e CEO da MM+A Branding, empresa patrocinadora destas VI Jornadas.
Esta 2ª mesa será moderada pelo Coronel Adriano Firmino , outro membro da nossa Associação. Pertence aos quadros permanentes do Exército português e, actualmente, presta serviço no Comando da Instrução e Doutrina do Exército, em Évora, como chefe do gabinete do Comandante daquele Órgão, sendo representante do Exército Português no “NATO TRAINING GROUP-ARMY SUB GROUP”. É licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar e possui diversos cursos militares. Possui duas Pós-Graduações, sendo uma em “Imagem, Protocolo e Organização de Eventos” e outra em “Gestão da Segurança Municipal”, encontrando-se a frequentar um “Mestrado em Protocolo, Cerimonial y Comunicación Aplicada”, em Madrid. É docente de protocolo desportivo em várias instituições públicas e privadas.