c13116e8944ab9ef378ca2a78730e858Carlos Fuente, um dos mais prestigiados profissionais mundiais de Protocolo e sócio honorário da nossa Associação, vai proferir a palestra de encerramento das VI Jornadas Internacionais de Protocolo da APEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo ,com o título “¿La organización de eventos de protocolo, un sector con futuro?”.

Director do Instituto Universitario de Protocolo e professor de Protocolo da Universidade Camilo José Cela, de Madrid, Carlos Fuente é licenciado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid. Foi Director de Protocolo e Relações Institucionais na Presidência do Principado das Astúrias, bem como Chefe de Gabinete do Presidente do Parlamento Regional Asturiano. É responsável pelo protocolo da “Fundación Príncipe de Asturias” desde a sua criação e, em 2005, foi responsável pelo Gabinete de Protocolo dos “Juegos Mediterráneos de Almería”.

Detentor de um notável percurso profissional, lança em 1993 o “Instituto de Estudios de Protocolo” que, anos mais tarde, se tornaria a “Escuela Internacional de Protocolo”, em Madrid. Em 1995 funda a “Revista Internacional de Protocolo” que se viria a tornar uma referência mundial no âmbito do Protocolo e Organização de Eventos. Proferiu mais de mil palestras em conferências e 10.000 horas de aulas presenciais, sendo igualmente um grande investigador da matéria protocolar.Em 2001 foi o impulsionador da OICP -Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo, tendo sido o seu primeiro Presidente, e actualmente é Vice-Presidente da AEP -Asociación Española de Protocolo.

É autor de inúmeros trabalhos, estudos e artigos bem como de várias obras de entre as quais se destacam “Técnicas de organización de actos. Manual de protocolo actualizado”, “Manual práctico para la organización de eventos. Técnicas de organización de actos II”, “Protocolo Oficial. Las instituciones españolas del Estado y su ceremonial” e “Boda Real. Todos los aspectos organizativos del enlace de los Príncipes de Asturias”, todas com diversas edições.

#

Deixe um comentário