A APorEP realizou no passado dia 17 de Novembro as XI Jornadas Internacionais de Protocolo, ponto alto da sua atividade anual. O Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, encheu-se com mais de 100 participantes entre profissionais, especialistas, docentes e estudiosos.
Organismos internacionais, empresas e organismos públicos e privados, autarquias, embaixadas, ordens profissionais, universidades, institutos politécnicos e escolas superiores marcaram presença nesta edição, com participantes provenientes de Espanha, Bélgica, Moçambique, Angola e Portugal.
Tendo como tema “Protocolo na actualidade: renovação e continuidade” as Jornadas abriram com as boas vindas proferidas pela presidente da APorEP, Mestre Isabel Amaral, que salientou o facto de Lisboa voltar a ser – uma vez mais – o ponto de encontro do mundo do protocolo português com participantes vindos de Alenquer, Algarve, Almeirim, Caldas da Rainha, Campo Maior, Elvas, Estoril, Évora, Ferreira do Zêzere, Guarda, Lisboa, Madeira, Mafra, Matosinhos, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Sesimbra e Setúbal.
Seguiram-se as palavras do Senhor Embaixador Manuel Corte-Real que salientou o trabalho notável que a Associação tem vindo a realizar em prol do protocolo e do cerimonial no nosso País. A encerrar a mesa o Senhor Professor Doutor Nuno Severiano Teixeira, Vice-reitor da UNL, dirigiu algumas palavras de acolhimento e de incentivo à APorEP para que continue a lutar para o Protocolo afirme o seu estatuto de disciplina científica e sugeriu que se criassem estudos universitários especializados a nível de mestrado.
A conferência inaugural de grande interesse cultural e didáctico, subordinada ao tema “A República portuguesa e a simbólica da bandeira nacional” foi proferida pelo Prof. Doutor Nuno Severiano Teixeira, autor do livro Heróis do Mar. História dos Símbolos Nacionais.
“Um protocolo adaptado às necessidades do mundo moderno” foi o tema abordado de um ponto de vista muito prático, por Pedro Cymbron, Chefe de Protocolo Adjunto da Comissão Europeia, com exemplos, casos práticos e soluções para várias situações.
Estas Jornadas estrearam um novo formato com uma entrevista a Gilbert Monod de Froidville, autor do livro An Expert’s guide to International Protocol, conduzida pelo Comandante Fernando Braz de Oliveira, que se revelou de grande utilidade para todos os que se interessam por protocolo em situações internacionais e multiculturais.
A foto de grupo tirada na escadaria exterior da Reitoria, com os palestrantes, organização e participantes é já uma tradição que se cumpriu para memória futura.
O almoço foi servido no Átrio da reitoria, sendo de salientar a qualidade e rapidez do serviço prestado pelo catering dos serviços da UNL, que se confirmou nas duas pausas café que decorreram de forma impecável e que muito contribuíram para facilitar os momentos de networking, que são uma parte integrante destas Jornadas permitindo um contacto informal e profícuo entre palestrantes e participantes nacionais e internacionais.
Os trabalhos da tarde começaram com o painel “Protocolo e organização de eventos” moderado por Angélica Jorge, sendo este tema abordado de um modo muito interessante sob diferentes pontos de vista: Carmo Jardim das Relações Governamentais e Institucionais da Volkswagen Autoeuropa, falou sobre “Protocolo Empresarial – o tempo e o modo”;
Prof.ª Gloria de Campos, Directora Geral do Instituto Superior de Protocolo Comunicación y Eventos do ISPE/ISCE apresentou o seu trabalho “Emociones para comunicar – El poder de los eventos”;
Prof. Dr. António Vasconcelos Tavares, ex-membro do Conselho Mundial da FIA Federação Internacional Automóvel partilhou a sua experiência no desporto automóvel, sobretudo na Formula 1
Linda Pereira da CPL Eventos, falou sobre “Protocolo e eventos: o mesmo vinho em garrafas diferentes?”
Seguiu-se a apresentação do Capitão Eduardo Mendes, do Esquadrão Presidencial da GNR sobre “A renovação do protocolo presidencial”, tema que abordou as cerimónias e honras de Estado, prática multidisciplinar de grande interesse para todos os presentes.
A conferência de encerramento “El nuevo concepto y estilo de organizar eventos oficiales y corporativos” pelo Prof. Carlos Fuente do Instituto Superior de Protocolo, Comunicación y Eventos ISPE/ISCE, permitiu apresentar e analisar casos concretos de eventos de sucesso.
Encerradas as XI Jornadas Internacionais de Protocolo foram entregues os diplomas a todos os participantes de forma rápida e eficiente pela equipa do Secretariado.
Sessão de autógrafos do livro An Expert’s guide to International Protocol por Gilbert Monod de Froidville.
Este ano, a Comissão organizadora liderada pela presidente da APorEP, Isabel Amaral, contou com a coordenação de Margarida Araújo e a colaboração de Angélica Jorge, Isabel Névoa Tavares, Fernando Braz de Oliveira, Maria Fernanda António e Francisco Toscano, tendo todos contribuído para o êxito das XI Jornadas Internacionais de Protocolo.