Gilbert Monod de Froideville, fundador e director da “Protocol International” em Haia, Holanda, fará uma conferência sobre o “O Poder do Protocolo” nas V Jornadas Internacionais da APEP, que terão lugar já no próximo dia 10 de Novembro.
Durante 20 anos desempenhou funções de Mestre-de-cerimónias e Chefe de Protocolo Real na corte holandesa, ao serviço da Rainha Beatriz dos Países Baixos. Ao longo desse período teve a seu cargo a responsabilidade da organização de todos os eventos nos Palácios Reais, bem como a coordenação de mais de 40 Visitas de Estado, três casamentos e dois baptizados reais e três funerais com Honras de Estado.
Nos dois últimos anos foi Consultor na Casa Real da Jordânia, o que lhe permitiu aprofundar conhecimentos da cultura e do cerimonial do Médio Oriente.
A APEP orgulha-se de trazer pela primeira vez a Portugal tão notável profissional, possuidor de um percurso excepcional, que seguramente proporcionará aos participantes das V Jornadas um momento único de transmissão de conhecimento.
Maria Teresa Otero é outra das grandes oradoras internacionais presente nas V Jornadas Internacionais de Protocolo da APEP, integrando o painel designado “O Protocolo como afirmação de poder”.
Do seu curriculum impressionante destacamos a sua actividade profissional como Chefe de Protocolo da Junta da Andaluzia, Chefe de Gabinete do Delegado de Governo na Andaluzia e Directora na “Expo 92”. Coordenou mais de 500 campanhas e eventos para organismos públicos e privados, espanhóis e estrangeiros.
Doutora em “Ciências da Comunicação Audiovisual, Publicidade e Literatura” pela Universidade de Sevilha, na qual já se licenciara em História, possui também um Master em “Direcção de Empresas” pela Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Navegação de Sevilha. É Professora Titular na Faculdade de Comunicação e Directora do “Master en Dirección de Relaciones Públicas y Protocolo”. Na Universidade Hispalense é Directora da equipa de investigação “Laurea”. É autora de dois livros e de mais de meia centena de artigos e capítulos de livros.
Na actividade associativa, destaque para a Presidência da “Asociación Universitária de Relaciones Públicas y Protocolo de Andalucía (ARPPA)” e da “Red Internacional de Centros Homologados de la Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo (OICP)”. É igualmente Secretária Geral da “Asociación de Investigadores en Relaciones Públicas (AIRP)” e membro da Direcção da “Junta Directiva de la Confederación de Empresarios de Andalucía (CEA)”.
É por isso um enorme privilégio para a Direcção da APEP-Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo voltar a acolher em Lisboa Maria Teresa Otero, estando certos de que voltará a encantar os participantes das V Jornadas com o seu saber, a sua experiência e a sua prodigiosa capacidade de comunicação.