O Centro de Congressos da cidade de Elche acolheu nos dias 11 e 12 de Maio o I Encontro Europeu de Protocolo, promovido pelo IMEP – Instituto Mediterrâneo de Estudos de Protocolo, em colaboração com a AEP – Asociación Española de Protocolo e a APEP- Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo.
Tratou-se da primeira edição de um Encontro que nasceu com propósitos de continuidade. Este ano o tema foi “Expectativas profesionales en la Organización de Eventos y protocolo en Europa” e os duzentos participantes que durante as várias sessões assistiram às conferências magistrais, colocando muitas questões no final de cada intervenção, fizeram muitos elogios à organização e ao conteúdo cinetifico deste encontro.
O programa foi elaborado por um Comité Científico que seleccionou temas de grande qualidade e especialistas de inquestionável prestígio, para transmitir experiências organizativas de diferentes países europeus e de diversos sectores de actividade.
O Encontro começou na sexta feira à tarde com Eloy Martínez de la Pêra, antigo chefe de Protocolo da Presidência Espanhola da União Europeia, que apresentou o tema “Protocolo Contemporâneo na organização de Cimeiras Internacionais”, cativando toda a asssistência com os seus dotes de comunicação. Seguiu-se uma intervenção de Margarita García Díaz Varela, Directora de Protocolo de Sacyr Vallhermoso, sobre. “A empresa perante a organização de eventos internacionais e fora do seu país”, que deu a todos os participantes uma visão do que é hoje o protocolo empresarial através de diversos casos práticos. A Presidente da APEP, Isabel Amaral, encerrou as intervenções, tendo falado sobre “As novas tecnologias como ferramenta do Protocolo”, um tema que despertou um vivo interesse na assistância, que no final lhe colocou muitas questões.
No sábado de manhã, Thomas Sladko, vice-chefe de protocolo do Chanceler austríaco e que. em Portugal, é conhecido por ter sido orador no I Encontro Internacional de Protocolo em Coimbra, fez uma apresentação magistral sobre “A ciência da comunicação no protocolo moderno”. O Encontro encerrou com chave de ouro com a intervenção de Nicolas de La Grandville, Chefe de Protocolo da Comissão Europeia, que falou sobre “O Protocolo na Comissão Europeia” tendo mostrado alguns videos elucidativos do trabalho da eauipe de protocolo daquela instituição europeia.
A APEP- Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo procurou, através desta parceria com o IMEP, oferecer aos seus associados mais e melhores oportunidades de valorização e aquisição de novos conhecimentos, dentro e fora das nossas fronteiras, com preços de inscrição especiais. Infelizmente a crise não permitiu a adesão dos nossos associados mas a APEP continuará a apoiar todas as iniciativas com qualidade como esta para cumprir um dos seus objectivos estatutários, ou seja, «promover o intercâmbio com instituições do país ou do exterior em assuntos pertinentes para o protocolo e o cerimonial”.